News


20 09 centroclima noticia sciencecities

Com base no consenso do risco gerado pela exposição das cidades aos impactos das mudanças climáticas, torna-se preciso repensar toda a lógica de gestão desses espaços, de modo que surjam medidas eficazes capazes de reduzir a vulnerabilidade das áreas urbanas. Para tal, é preciso uma colaboração entre cientistas e profissionais capacitados para entender o novo paradigma urbano e propor um aprimoramento do potencial de adaptação e de resiliência das cidades em frente a tais impactos.

Nesse contexto, a Urban Climate Change Research Network (UCCRN) convidou governantes, representantes subnacionais, cientistas, organizações não governamentais, empresas e partes interessadas para discutir sobre como as cidades estão usando a ciência para tomar medidas para manter o aumento da temperatura global abaixo de 1,5 °C. O evento, entitulado “Science for 1.5C Cities: Actions towards 1.5°C from a Global Network of Scientists, Practitioners, and Decision-Makers”. O evento, que antecedeu a Cúpula de Ação Climática da SG das Nações Unidas, aconteceu no  sábado, 21 de setembro, das 11:30 às 13:00, na Conference Room 12, UN HQ, New York City.

A UCCRN é um consórcio de mais de 1.000 pesquisadores e especialistas dedicados à análise da mitigação e adaptação às mudanças climáticas sob uma perspectiva urbana. Durante o evento a associação lançou no UCCRN website (www.uccrn.org), seu segundo relatório de Avaliação sobre Mudanças Climáticas e Cidades (ARC3.2). Este sintetiza o conhecimento científico global sobre os riscos climáticos para as cidades e as alternativas e soluções para responder aos mesmos.

A UCCRN possui um Centro Latino-Americano, sediado pelo Instituto Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e pelo Centro de Estudos Integrados em Meio Ambiente e Mudanças Climáticas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE-UFRJ), sob a coordenação da Prof. Martha Barata, da FIOCRUZ e Prof. Emilio La Rovere, coordenador do Centro Clima, da COPPE-UFRJ. Durante o  evento  “Science for 1.5C Cities: Actions towards 1.5°C from a Global Network of Scientists, Practitioners, and Decision-Makersa professora Martha Barata apresentou as medidas que estão sendo adotadas em cidades da America Latina para responder ao risco climático, dentre as quais destacou a estratégia de adaptação a Mudança do Clima desenhada para a cidade do Rio de Janeiro, sob coordenação do CentroClima  e o trabalho de parceria entre UCCRN, NASA e o Instituto Pereira Passos da cidade do Rio de Janeiro para aprimoramento do conhecimento das áreas sensíveis a elevação do nível do mar, o que subsidia o planejamento das atividades e expansão da cidade.

O evento, que antecedeu a Cúpula de Ação Climática da SG das Nações Unidas, aconteceu no sábado, 21 de setembro, das 11:30 às 13:00, na Conference Room 12, UN HQ, New York City. Além disso, no domingo, 22 de setembro, das 15:00 às 18:00, ocorreu a Reunião Estratégica da UCCRN na Roosevelt House (47-49 E 65th St, Nova York, NY 10065), que objetiva discutir planos para o futuro. Um relatório com as conclusões de ambos os eventos será divulgado em breve.

 

Pesquisadores - Projeto Imagine

Emilio Lèbre La Rovere

Michele Cotta

Michele Cotta holds a degree in Forest Engineering, Master's Degree in Forestry Sc

Lisandra Gomes Mateus

Researcher at the Centro Clima (COPPE/UFRJ) and PhD student at the Energy Planning

Pedro Ninô de Carvalho

Economist, PhD candidate at the Federal University of Rio de Janeiro and the École

Carolina Burle Schmidt Dubeux, D.Sc.

PhD in Energy and Environmental Planning, senior researcher at Centro Clima/COPPE/

Daniel Schmitz, D.Sc.

PhD in Transport Engineering at the Federal University of Rio de Janeiro (Coppe-UF

George Goes, D.Sc.

PhD in Transport Engineering and postdoctoral researcher at the Federal University

Erika Carvalho Nogueira

Environmental Engineer (UFRJ), with a sandwich undergraduate degree from the Austr

Bruna Guimarães

Works as a researcher at the Center for Integrated Studies on Climate Change and t

William Wills, D.Sc.

Senior consultant at CentroClima and director at the Brazilian Climate Center, boa

Topo