Notícias


09 12 CENTRO CLIMA CLGD noticiaA COP29, realizada em Baku, Azerbaijão, foi palco de intensos debates sobre ações contra as mudanças climáticas, com a participação de líderes globais, cientistas e representantes de diversos setores. O Prof. Emilio Lèbre La Rovere, do Centro Clima da UFRJ, participou de três eventos importantes, contribuindo com suas perspectivas sobre transição verde, precificação de carbono e resiliência climática. Abaixo, destacamos sua participação nos eventos.

"Climate Law and Governance Day 2024 – 15 de novembro (15:15 às 16:25, horário de Baku)"

O Prof. Emilio La Rovere participou do Painel XIII do evento Climate Law and Governance Day 2024, realizado em 15 de novembro, das 15:15 às 16:25 (horário de Baku). O painel, que teve como tema "Navegando a Transição Verde – Comércio e Bioeconomia", discutiu como a bioeconomia pode proteger a biodiversidade, promover a sustentabilidade e apoiar o crescimento em uma economia circular e inclusiva. O evento foi realizado de forma online e contou com a participação de renomados especialistas, como Prof. Markus Gehring (Universidade de Cambridge), a Dr. Alessandra Lehmen, Presidente da Comissão Jurídica Ambiental da OAB-RS, e a Dr. Caroline Medeiros Rocha Frasson (LACLIMA). O Prof. Emilio contribuiu com sua visão sobre o papel da inovação legal e a coordenação entre regimes para evitar a fragmentação nas políticas climáticas.

"Implementation Lab Freight Forward: Building Climate-Resilient Multimodal Supply Chains – 20 de novembro (9:00 às 10:30, horário de Baku)"

Em 20 de novembro, o Prof. Emilio esteve presente no Implementation Lab Freight Forward: Building Climate-Resilient Multimodal Supply Chains, evento realizado das 9:00 às 10:30 (horário de Baku) na Zona Azul da COP29. Este evento teve como objetivo discutir a construção de corredores de transporte de carga resilientes ao clima, integrando ações de adaptação e mitigação com financiamento inovador para um desenvolvimento sustentável. Durante o Segmento 2, o Prof. Emilio destacou exemplos de ações concretas para melhorar a resiliência climática das cadeias de suprimentos, abordando os fatores de sucesso para escalabilidade e replicação dessas iniciativas, com ênfase na importância do apoio ao desenvolvimento das NDCs e dos resultados das Soluções Climáticas para 2030.

"Implementação do Artigo 6 e Precificação de Carbono – 20 de novembro (16:30 às 18:30, horário de Baku)"

Ainda no dia 20 de novembro, das 16:30 às 18:30 (horário de Baku), o Prof. Emilio participou de um side event no pavilhão da Coreia do Sul, organizado pela Agência Internacional de Energia (IEA), com o apoio do governo coreano e do International Carbon Action Partnership (ICAP). O evento focou na implementação do Artigo 6 do Acordo de Paris e na precificação de carbono. Representantes de organizações como o Banco Mundial, UNDP e do governo do Japão discutiram os mecanismos de precificação de carbono e como estes podem ser aplicados tanto no nível doméstico quanto internacional para apoiar a implementação das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs). A intervenção do Prof. Emilio trouxe uma análise crítica sobre os desafios e oportunidades dessas ferramentas para a transição climática global.

Impacto da participação

A participação do Prof. Emilio La Rovere nesses eventos sublinha o compromisso do Centro Clima em contribuir para o avanço da agenda climática global, promovendo debates sobre inovação legal, sustentabilidade e cooperação internacional. A troca de ideias e experiências nesses encontros é essencial para o desenvolvimento de políticas e ações concretas que acelerem a implementação do Acordo de Paris e ajudem a alcançar os objetivos de sustentabilidade e resiliência climática.

Topo