Entre setembro e novembro de 2024, o Prof. Emilio La Rovere proferiu 3 conferências e ministrou um curso em universidades italianas, estabelecendo laços de intercâmbio científico na área de mudanças climáticas.
Em 30 de setembro de 2024, a conferência foi no Departamento de Arquitetura da Università di Napoli Federico II. Esta universidade pública é a mais prestigiosa de Nápoles, com uma tradição de 800 anos, pois foi fundada em 1224! Atuando como Keynote Speaker no Simpósio Internacional sobre Mudanças Climáticas e Cidades (programa aqui), o Prof. Emilio abordou o tema “North, South and the Paradox of Climate Urgency”. Seu conteúdo resumiu (ver slides na versão em português neste link) o artigo recentemente publicado por La Rovere, E.L. e Hourcade, J.C.em Pluralia Opinions 38/24.
Dentre as instituições promotoras do Simpósio, figurava também a UCCRN – Urban Climate Change Research Network, O Centro Clima exerceu, através do Prof. Emilio La Rovere e da pesquisadora associada Dra. Martha Barata, a coordenação da seção latino-americana do UCCRN até 27 de março de 2024. Nesta data, em evento da UCCRN no rio de Janeiro, a coordenação latino-americana foi transmitida pelo Centro Clima às profs. Andrea Santos, do PET/COPPE/UFRJ, e Maria Fernanda Lemos, da PUC-RJ.
O principal organizador do evento foi o prof. Mattia Leone, do Departamento de Arquitetura da Università di Napoli Federico II, também integrante do UCCRN e que efetuou em março de 2024 um laboratório-piloto no bairro de São Cristóvão, no Rio, sobre Adaptação de Cidades às Mudanças Climáticas, no âmbito de projeto patrocinado pelo UCCRN, com a participação de um grupo de estudantes italianos, e de pesquisadores do UCCRN, inclusive das novas coordenadoras da seção latino-americana. Uma 2ª etapa deste projeto está prevista para ser executada no Rio de Janeiro no 1º semestre de 2025.
Na Faculdade de Engenharia da Università di Napoli Federico II, o seminário apresentado pelo prof. Emilio foi em 2 de outubro de 2024, com o título “Climate change and city resilience: untying the gordian node”. A introdução ao seminário foi feita pelo Prof. Romano Fistola, da Faculdade de Engenharia.
Além da realização do seminário, a principal atividade desta visita foi a definição de um programa de trabalho na área de Adaptação de Cidades às Mudanças Climáticas para a aluna de doutorado em Engenharia Ambiental, Stella Pennino, a ser realizado de janeiro a agosto de 2025 no Centro Clima, sob a supervisão conjunta dos profs. Emilio La Rovere e Romano Fistola.
A visita em novembro do prof. Emilio ao Politecnico de Turim permitiu dar continuidade à colaboração iniciada em 2023 através de sua participação no painel realizado remotamente sobre “Climate Change: Ethics and Social Dimensions”, em 15 de maio de 2023.
Em Turim, em 26 de novembro de 2024 o prof. Emilio ministrou 4 horas de aulas na 5ª edição do curso “Master in Climate Change: Adaptation and Mitigation Solutions”, coordenado pelo prof. Marco Piras, do Politecnico de Torino, com duração de 2 anos, para 10 alunos italianos e 6 de países em desenvolvimento.
Os temas abordados foram “Climate Urgency & Energy Transition” e “Low carbon investment & climate resilience”, no âmbito do módulo do curso sobre “Energy Transition”.
O tema da conferência realizada em 27 de novembro de 2024 para professores e alunos do Politecnico de Torino foi “North, South and the Paradox of Climate Urgency”, seguido de uma avaliação dos resultados da COP 29 da Convenção do Clima, em Baku.
Foi também esboçado um Protocolo de Cooperação entre o Politecnico de Torino e a COPPE/UFRJ, a ser assinado em 2025 para permitir o estreitamento dos laços de intercâmbio acadêmico entre as duas instituições. Há a possibilidade de alocação de bolsas para estudantes realizarem visitas, cursos e pesquisas no âmbito da parceria.
Em resumo, os contatos estabelecidos abrem perspectivas interessantes de cooperação internacional do Centro Clima com diversas instituições italianas, na área de Mudanças Climáticas.
North, South and Paradox of Climate Urgency