Na última sexta, 18 de outubro de 2024, O Colégio Brasileiro de Altos Estudos – CBAE/UFRJ lançou a Cátedra Luiz Pinguelli Rosa com o tema: Um futuro desejável: uma transição justa para um desenvolvimento compatível com o clima no Brasil. Essa iniciativa presta homenagem ao ex-diretor da Coppe, Luiz Pinguelli Rosa, que faleceu em 2022 e teve um papel significativo nas discussões sobre Futuros Desejáveis e Transição Energética no Brasil.
O Prof. Pinguelli Rosa foi um dos pioneiros no Brasil a integrar ciência e política para discutir os impactos das mudanças climáticas e a necessidade urgente de ações de mitigação e adaptação. Ele participou ativamente de conferências internacionais sobre o clima, defendendo a redução das emissões de gases de efeito estufa e o cumprimento dos acordos globais.
A Cátedra Luiz Pinguelli Rosa se insere num programa de cátedras do Colégio Brasileiro de Altos estudos porque é nele que está ancorada a política de ensino pesquisa e pós-graduação do colégio. Esse programa é constituído por um conjunto de atividades acadêmicas coordenadas pelo responsável de cada cátedra e seus eventuais parceiros.
A abertura do evento foi realizada pelas professoras Suzana Kahn (Diretora COPPE/UFRJ) e Estela Neves (Pesquisadora Sênior do INCT), que representou a professora Ana Célia Castro, Diretora do Colégio brasileiro de Altos Estudos (CBAE). Estela Neves ressaltou a importância do Lançamento da Cátedra Luiz Pinguelli Rosa, cujo titular é o Prof. Emilio Lebre La Rovere e que a celebração desse momento é a realização do seminário Instrumentos financeiros para viabilizar investimentos em projetos de baixo carbono e resiliência climática nos países em desenvolvimento.
Suzana Kahn agradeceu o convite para essa homenagem e confidenciou que estava muito emocionada com o lançamento da Cátedra por dois motivos especiais. Não só por estar atualmente como Diretora da COPPE e tratando do tema de clima, que foram as duas questões que a uniram a Pinguelli. Além disso, destacou que a transição justa, desenvolvimento e justiça social, que hoje estão em grande evidência, sempre fizeram parte das aulas, dos inúmeros artigos e livros de Pinguelli.
Para o início das atividades da Cátedra Luiz Pinguelli Rosa, foram programados debates que abordam temas centrais ao legado do homenageado, como mudanças climáticas, transição energética justa, desenvolvimento sustentável e aquecimento global. Esses temas são profundamente relacionados à trajetória de Pinguelli, que dedicou sua vida à pesquisa e às políticas públicas voltadas para a sustentabilidade e a equidade social.
O Painel 1 moderado pelo Prof. Emilio Lebre La Rovere (Coordenador da Cátedra de Transição Justa, UFRJ) foi sobre Instrumentos financeiros para viabilizar investimentos em projetos de baixo carbono e resiliência climática nos países em desenvolvimento, e contou com a ilustre presença de Jean-Charles Hourcade (CIRED, autor do IPCC desde 1992), Maria Netto Schneider (Diretora, iCS; ex-BID e Secretariado da UNFCCC) e Ana Toni (Secretária de Mudança do Clima do Ministério de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas).
O Painel 2 cujo título foi Perspectivas de superação do impasse na negociação internacional sobre clima contou com a moderação da Professora Marta Irving (Pesquisadora Sênior, PPED/IE/UFRJ, INCT/PPED/CNPq), do Professor Emilio La Rovere (UFRJ), de Izabella Teixeira (CEBRI; ministra do Meio Ambiente de 2010 a 2016) e do Embaixador André A. Corrêa do Lago (Secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério de Relações Exteriores).
O lançamento da Cátedra Luiz Pinguelli Rosa foi um sucesso para a plateia presente que contava com amigos, ex-alunos e admiradores do homenageado. Além disso, o evento foi transmitido em tempo real pelo YouTube. Clique AQUI para acessar o vídeo da transmissão.
Texto escrito pela pesquisadora Lisandra Gomes Mateus.
Prof. Emilio Lebre La Rovere, Izabella Teixeira, Prof. Emilio Lebre La Rovere, Izabella Teixeira, Prof. Emilio Lebre La Rovere, Izabella Teixeira,
Profª. Marta Irving Profª. Marta Irving Profª. Marta Irving,
e Embaixador André A. Corrêa do Lago e Embaixador André A. Corrêa do Lago Embaixador André A. Corrêa do Lago e Ana Toni
Jean-Charles Hourcade, Ana Toni Jean-Charles Hourcade, Maria Netto Schneider Profª. Estela Neves e Profª. Suzana Kahn
e Prof. Emilio Lèbre La Rovere e Prof. Emilio Lèbre La Rovere
Prof. Emilio Lèbre La Rovere Profª. Estela Neves e Profª. Suzana Kahn
Créditos das imagens: Unicast e Lisandra Gomes Mateus