Notícias


01 04 CentroClima noticiaO professor Emilio Lèbre La Rovere, coordenador do Centro Clima da Coppe/UFRJ, destacou a importância da Arquitetura de Garantias Multi-Soberanas (MSGA) na mobilização de investimentos para mitigação climática. Essa proposta, submetida ao T20, busca garantir investimentos em países do Sul Global e será discutida na reunião do G20 em novembro no Brasil.

La Rovere observa que as ações para reduzir emissões de gases de efeito estufa exigem altos investimentos iniciais, o que dificulta a atração de investidores, que preferem opções mais especulativas. “Estamos diante de um dos maiores desafios na luta contra a crise climática”, afirma. Clique AQUI e saiba mais sobre essa proposta inovadora.

A MSGA propõe que países com grau de investimento AAA ofereçam garantias como um seguro para projetos em desenvolvimento. Isso proporcionaria segurança aos investidores institucionais, como fundos de pensão, que buscam projetos de longo prazo e baixo risco. “Ter países AAA como garantidores fornece a segurança necessária para atrair esse tipo de capital”, ressalta. Confira a relevância dessa iniciativa AQUI

Embora La Rovere aponte que essas garantias não são uma solução milagrosa, ele acredita que podem desbloquear capital privado e apoiar as Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) do Acordo de Paris. Com maior mobilização de capital privado, mais recursos públicos poderão ser direcionados para ações de adaptação climática, fundamentais para enfrentar as mudanças climáticas.

Para mais informações sobre a MSGA, consulte o artigo completo em inglês, AQUI.

Fonte: Coppe UFRJ

Topo