O Instituto Clima e Sociedade preparou duas publicações sobre a Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) brasileira enviada em dezembro de 2020: uma análise científica (“Avaliação dos Compromissos da nova versão da 1ª NDC do Brasil” pelo Centro Clima da COPPE/UFRJ) e uma análise jurídica (“A ambiguidade da ‘nova primeira NDC brasileira’ e sua compatibilidade com o Acordo de Paris” pelo LACLIMA).
A discussão é importante, uma vez que o posicionamento adotado pelo país causa preocupação à sociedade brasileira e sinaliza de forma negativa e alarmante à comunidade internacional quanto ao cumprimento dos compromissos climáticos adotados no Acordo de Paris.
Neste debate online, Caio Borges (iCS) e Caroline Dihl Prolo (LACLIMA) apresentam sua análise jurídica da NDC, enquanto Emílio Lèbre La Rovere (Coppe-UFRJ) discorre sobre a análise científica. Suely Araújo (OC), por sua vez, comenta sobre a ação popular criada por seis jovens contra o governo com a denúncia da mudança feita na meta de redução de gases de efeito estufa – a chamada ‘pedalada climática’. Modera o evento, Marina Marçal, coordenadora do portfólio de Política Climática do iCS.
Data: 06 de maio de 2021
Hohário: 17h às 18h30
Local: no Canal Oficial do iCS no YouTube