Período: Outubro 2019 - Janeiro 2022

Referência: PPE-23160

Descrição: Construção de cenários de descarbonização para setores específicos e cadeias de produção no Brasil, em parceria com o IDDRI, o Carbon Disclosure Insight – CDP e a L'Agence de l'Environnement et de la Maitrise de l'Energie-ADEME.

O objetivo do projeto é aumentar a ambição coletiva de redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) para alcançar a meta global firmada no Acordo de Paris, com foco em setores altamente emissores de GEE e economicamente estratégicos no Brasil e no México. Dessa forma, pretende-se acompanhar a visão estratégica de empresas desses setores quanto à transição para uma economia de baixo carbono, permitindo melhor comunicação entre atores estatais e não estatais em torno de cenários e trajetórias de descarbonização até 2050, para enriquecer as respectivas estratégias de baixo carbono.

São previstas quatro etapas:

1. Construção de trajetórias setoriais de descarbonização;
  2. Avaliação dos caminhos das empresas;
  3. Transferência e comunicação em nível nacional;
  4. Comunicação em nível regional e internacional.

O projeto inclui, ainda, uma série de diálogos que abrangem os seguintes setores econômicos: a) energia elétrica e indústria do cimento em ambos os países; b) transporte urbano no México; e c) agropecuária no Brasil. Os objetivos dos diálogos são:

• Compartilhar objetivos de redução de emissões de GEE necessários para os setores em nível global e nos casos do Brasil e do México;
  • Compartilhar diversas perspectivas de agentes sociais “fora do negócio da empresa” sobre as transformações e ações setoriais que podem ocorrer e alterar as condições de mercado;
  • Assegurar que os desafios das empresas sejam identificados e discutir suas ações, as especificidades dos negócios e os detalhes necessários para o diálogo sobre as respectivas trajetórias de emissões de GEE.

Situação: Em andamento

Integrantes: Emilio Lèbre La Rovere (Responsável);  Carolina Burle Schmidt Dubeux;  Michele Karina Cottta Walter;  Otto Hebeda;  Erika Carvalho Nogueira.

Financiador(es): Institut de DèveloppementDurable et desRelationsInternationales/Ademe (IDDRI); Fonds Français pourl’ Environnement Mondial (FFEM); AgenceFrançaise de Développement (AFD); Ministère de laTransition Ecologique et Solidaire).

Executor(es): AgencepourlaTransitionÉcologique (ADEME); Institut de DévéloppementDurable et de RelationsInternationales (IDDRI); Centro Clima/COPPE/UFRJ; CarbonDisclosure Project (CDP); Tempus Analítica (México).

Parceiro(s): CEMIG, EdP e Neoenergia – Setor Elétrico; JBS – Setor Agropecuário.

2021

file pdf Apresentação do Projeto

file pdf Primeiro Diálogo Nacional: Perspectivas internacionais e nacionais sobre a transição para uma economia de baixo carbono

file pdfMarco do diálogo