Período: Março 2020 - Fevereiro 2023

Natureza: Pesquisa

Referência: PPE-23269

Descrição: Projeto DECARBOOST - Fornecer evidências que apoiam a criação de condições propícias para a rápida descarbonização das economias da Argentina, Brasil e Peru, ao mesmo tempo em que promove fluxos financeiros consistentes com resiliência e desenvolvimento de baixo carbono. Em nível nacional, o projeto promove o diálogo público-privado para os três países, ao passo que, em nível regional, visa contribuir, significativamente, para o desenvolvimento da próxima geração de NDCs e do processo de avaliação global.

Integrantes: Emilio Lebre La Rovere (Responsável); Maria Regina Maroun; Carolina B.S. Dubeux; William Wills; Michele Cotta Walter; Giovanna Naspolini; Marcio D’Agosto; Daniel Schmitz; George V. Goes; Otto Hebeda; Bruna S. Guimarães; Fernanda Westin; e Isabela Mancio Lima.

Financiador(es): SouthSouthNorth Africa (SSN); International Climate Initiative (IKI) – Ministério Federal Alemão para o Meio Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear (BMU).

Período: Outubro 2019 - Janeiro 2022

Referência: PPE-23160

Descrição: Construção de cenários de descarbonização para setores específicos e cadeias de produção no Brasil, em parceria com o IDDRI, o Carbon Disclosure Insight – CDP e a L'Agence de l'Environnement et de la Maitrise de l'Energie-ADEME.

O objetivo do projeto é aumentar a ambição coletiva de redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) para alcançar a meta global firmada no Acordo de Paris, com foco em setores altamente emissores de GEE e economicamente estratégicos no Brasil e no México. Dessa forma, pretende-se acompanhar a visão estratégica de empresas desses setores quanto à transição para uma economia de baixo carbono, permitindo melhor comunicação entre atores estatais e não estatais em torno de cenários e trajetórias de descarbonização até 2050, para enriquecer as respectivas estratégias de baixo carbono.

São previstas quatro etapas:

  1. Construção de trajetórias setoriais de descarbonização;
  2. Avaliação dos caminhos das empresas;
  3. Transferência e comunicação em nível nacional;
  4. Comunicação em nível regional e internacional.

O projeto inclui, ainda, uma série de diálogos que abrangem os seguintes setores econômicos: a) energia elétrica e indústria do cimento em ambos os países; b) transporte urbano no México; e c) agropecuária no Brasil. Os objetivos dos diálogos são:

  • Compartilhar objetivos de redução de emissões de GEE necessários para os setores em nível global e nos casos do Brasil e do México;
  • Compartilhar diversas perspectivas de agentes sociais “fora do negócio da empresa” sobre as transformações e ações setoriais que podem ocorrer e alterar as condições de mercado;
  • Assegurar que os desafios das empresas sejam identificados e discutir suas ações, as especificidades dos negócios e os detalhes necessários para o diálogo sobre as respectivas trajetórias de emissões de GEE.

Situação: Em andamento

Integrantes: Emilio Lèbre La Rovere (Responsável);  Carolina Burle Schmidt Dubeux;  Michele Karina Cottta Walter;  Otto Hebeda;  Erika Carvalho Nogueira.

Financiador(es): Institut de DèveloppementDurable et desRelationsInternationales/Ademe (IDDRI); Fonds Français pourl’ Environnement Mondial (FFEM); AgenceFrançaise de Développement (AFD); Ministère de laTransition Ecologique et Solidaire).

Executor(es): AgencepourlaTransitionÉcologique (ADEME); Institut de DévéloppementDurable et de RelationsInternationales (IDDRI); Centro Clima/COPPE/UFRJ; CarbonDisclosure Project (CDP); Tempus Analítica (México).

Parceiro(s): CEMIG, EdP e Neoenergia – Setor Elétrico; JBS – Setor Agropecuário.

2021

Primeiro Diálogo Nacional: Perspectivas internacionais e nacionais sobre a transição para uma economia de baixo carbono

file pdf Apresentação do Projeto 

file pdf Primeiro Diálogo Nacional: Perspectivas internacionais e nacionais sobre a transição para uma economia de baixo carbono

file pdfMarco do diálogo 

file pdf Diálogos setoriais: Energia Elétrica

file pdf Diálogos setoriais: Indústria de Cimento 

file pdf Diálogos setoriais: Agropecuária

youtubeApresentações

Périodo: Fevereiro 2020 - Agosto 2021

Natureza: Pesquisa

Referência: PPE-22975

Descrição: Fase 2 do Projeto ICAT, em parceria com o Centro Brasil no Clima – CBC - desenvolvimento de um conjunto de indicadores de progresso para acompanhamento do alcance da NDC do Brasil e formação de pessoal nos entes subnacionais.

Integrantes: Emilio Lèbre La Rovere (Responsável); Claudio Martagão Gesteira;  Michele Karina Cotta Walter;  Carolina Burle Schmidt Dubeux;  Otto Hebeda;  Marcio de Almeida D'Agosto; Gabriel Castro; Letícia Coutinho; Tainan Nogueira.

Financiador(es): Initiative for Climate Action Transparency - ICAT

Périodo: Junho 2020 - Maio 2021

Natureza: Pesquisa

Referência: PPE-22935

Descrição: Construção de cenários de emissões de longo prazo para integrar a modelagem global em desenvolvimento pela ClimateWorks com recursos do Instituto Clima e Sociedade.

Integrantes: Emilio Lèbre La Rovere (Responsável); Carolina Burle Schmidt Dubeux; Michele Karina Cottta Walter;  George Vasconcelos Góes;  Otto Hebeda;  Tainan Nogueira.

Financiador(es): iCS – Instituto Clima e Sociedade

Período: Setembro 2018 - Agosto 2021

Natureza: Pesquisa

Referência: PPE-22137

Descrição: DDP-BIICS - Construção de cenários de descarbonização profunda para o Brasil. Modelagem setorial integrada à modelagem macroeconômica de equilíbrio geral.

Integrantes: Emilio Lèbre La Rovere (Responsável);  Carolina Burle Schmidt Dubeux;  William Wills;  Amaro Olímpio Pereira;  Michele Karina Cottta Walter;  Carolina Grottera;  Claudio Gesteira;  Marcio de Almeida D'agosto;  Daniel Neves Schmitz Gonçalves;  Otto Hebeda;  Gabriel Castro;  Giovanna Naspolini.

Financiador(es): INSTITUT DE DÈVELOPPEMENT DURABLE ET DES RELATIONS INTERNATIONALES-IDDRI./ International Climate Initiative of the Federal Republic of Germany – IKI.

Topo