08 04 CentroClima noticia 2Esta é a primeira série de diálogos no âmbito do projeto ACT-DDP (Avaliação da Transição para uma Economia de Baixo Carbono – ACT / Caminhos para uma Descarbonização Radical-DDP).

O evento foi promovido pelo Centro Clima, um dos responsáveis pela execução do projeto ACT-DDP no Brasil, nos dias 7, 8, 13 e 15 de abril, com uma agenda específica para cada diálogo setorial abordado.

Veja:

Marco do diálogo: Perspectivas internacionais e nacionais sobre a transição para uma economia de baixo carbono - 7 de abril de 2021, 09:00 - 13:00

Diálogos setoriais: Energia Elétrica - 8 de abril, 14:00 - 18:00

Diálogos setoriais: Indústria de Cimento - 13 de abril, 14:00 - 18:00

Diálogos setoriais: Agropecuária - 15 de abril, 14:00 - 18:00

Sobre o Projeto ACT-DDP

Contexto

O Acordo de Paris colocou em prática duas dinâmicas complementares para alcançar uma ação ambiciosa sobre o clima, consistente com a meta de estabilizar a temperatura global em até 2°C (e se possível apenas 1,5°C) acima do nível pré-Revolução Industrial.

Programa de Trabalho

O projeto consiste em quatro etapas:

1. Construção de trajetórias setoriais de descarbonização:
  2. Avaliação dos caminhos das empresas nos dois países:
  3. Transferência e comunicação em nível nacional:
  4. Comunicação em níveis regional e internacional:

Objetivos do Projeto

O objetivo do projeto é aumentar a ambição coletiva de redução das emissões de gás de efeito estufa (GEE) para alcançar a meta global firmada no Acordo de Paris. Foca em setores altamente emissores de GEE e economicamente estratégicos no Brasil e no México. O projeto e os diálogos abrangem os seguintes setores econômicos: setor de energia elétrica e indústria do cimento em ambos os países, transporte urbano no México e Agropecuária no Brasil.

Dessa forma, pretende acompanhar a visão estratégica de empresas desses setores quanto à sua transição para uma economia de baixo carbono, diante seus contextos nacionais, e permitir uma melhor comunicação entre atores estatais e não estatais em torno de cenários e trajetórias de descarbonização setorial até 2050, para enriquecer suas estratégias de baixo carbono.

O projeto apresenta uma dimensão inovadora ao juntar a metodologia de avaliação das estratégias de descarbonização das empresas desenvolvida pela Iniciativa ACT (uma avaliação holística sobre a capacidade de transição da empresa para uma economia de baixo carbono) com a abordagem bottom-up da Iniciativa DDP de construção de cenários e trajetórias de descarbonização realistas até 2050.

Objetivos dos Diálogos

1. Compartilhar objetivos de redução de emissões de GEE necessários para os setores em nível global e nos casos do Brasil e do México.
  2. Compartilhar diversas perspectivas de agentes sociais “fora do negócio da empresa” sobre as transformações e ações setoriais que podem ocorrer e alterar as condições de mercado.
  3. Assegurar que os desafios das empresas sejam identificados e discutir suas ações, as especificidades de seus negócios e os detalhes necessários para o diálogo sobre suas trajetórias de emissões de GEE.

O evento internacional contou com mais de 100 participantes nos diálogos, entre representantes do governo, empresas privadas e organizações não governamentais, com tradução simultânea. A conferência do professor Emilio La Rovere apresentou o trabalho elaborado pela equipe do Centro Clima para o projeto, sob sua coordenação, sobre Trajetórias de Emissões de Gases de Efeito Estufa para o Brasil no horizonte de 2030 e 2050: Cenários de Referência e de Descarbonização.

Para conferir as apresentações do Evento ACT-DDP, clique AQUI.

Para conferir a página do projeto, clique AQUI

Instituições patrocinadoras do projeto:

Fonds Français pour l’Environnement Mondial – FFEM (Fundo Francês parao Meio Ambiente Global

Agence Française de Développement – AFD (Agência Francesa de Desenvolvimento)

Ministère de la Transition Ecologique et Solidaire (Ministério da França para a Transição Ecológica e Solidária)

Instituições executoras do projeto:

AgencepourlaTransitionÉcologique – ADEME (Agência Francesa para a Transição Ecológica)

Institut de DévéloppementDurable et de RelationsInternationales – IDDRI (Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Relações Internacionais).

Centro de Estudos Integrados sobre Meio Ambiente e Mudanças Climáticas - Centro Clima/COPPE/UFRJ

CarbonDisclosure Project – CDP (Projeto Transparência em Carbono)

Tempus Analítica (México)

Empresas parceiras no Brasil:

CEMIG, EdP e Neoenergia – Setor Elétrico

JBS – Setor Agropecuário