Notícias


30 11 CentroClima noticia EnergiaO pesquisador do Centro Clima, da Coppe/UFRJ, William Wills, será um dos apresentadores do terceiro e último evento de divulgação do Climate Transparency Report 2020, que terá como tema “Descarbonizando o Setor de Energia nos países do G20 em tempos da crise do coronavírus”. O evento será realizado no dia 2 de dezembro, às 10h (horário de Brasília) e trará os resultados do setor energético nestes países, incluindo os efeitos causados pela pandemia.

Clique AQUI para fazer registro e participar.

De acordo com o relatório, de 2012 a 2020, o nível de desmatamento no Brasil cresceu 122%. Caso o desmatamento saia de controle, as Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) para atingir as metas do Acordo de Paris não serão atingidas. Por isso, o relatório recomenda que o país deveria, com urgência, reforçar suas políticas de monitoramento e prevenção ao desmatamento ilegal.

Segundo William Wills, este é justamente um dos pontos de destaque do relatório, ainda que seja algo já bem estabelecido no debate público. Além disso, o Plano Decenal de Energia (2019-2029) prevê que 77% dos investimentos em infraestrutura energética irão para o setor de óleo e gás. “Isso é preocupante, pois são tecnologias que ficarão obsoletas. É um lock-in tecnológico. É uma contradição investir na construção de estruturas que terão 30 anos ou mais de vida útil, sendo que para estarmos alinhados com o cenário de 1.5º precisaremos chegar a 2050 com emissão líquida zero de carbono”, critica o pesquisador.

O relatório resulta da colaboração técnica anual entre 14 think tanks e ONGs, dentre os quais o Centro Clima, laboratório coordenado pelo professor Emílio La Rovere, do Programa de Planejamento Energético da Coppe, além do financiamento e apoio de dezenas de outros parceiros.

Leia a notícia completa no Planeta COPPE Notícias.

Confira o Projeto Climate Transparency AQUI.

Topo