Notícias


16 03 CentroClima ReuniaoEstrategicaOnlineA situação dos que atuam na questão climática no Brasil é difícil. Praticamente não existe mais interlocução com a esfera federal, a não ser de forma discreta com o corpo técnico de alguns ministérios. O tom é dado pelo cinismo e pelo negacionismo, com atentados diários ao meio ambiente e a seus defensores em uma trajetória que é, nitidamente, a do não cumprimento da NDC brasileira e do Acordo de Paris.

A situação está sendo enfrentada de diversas maneiras, e há diversos espaços de atuação que permitem reduzir danos a curto prazo e preparar contraofensivas a médio prazo. Para integrar discussão sobre o tema, no dia 18 de março de 2020, de 09:30h às 12:00h, acontecerá a reunião estratégica "Desafios Climáticos em 2020", que será realizada de forma virtual.

Agenda

  • Informes e trocas de opinião sobre a conjuntura nacional e internacional e seus desdobramentos;
  • Definição de prioridades de ação a curto prazo, avaliação de riscos e oportunidades;
  • Relação do Congresso, estados e segmento empresarial com a pauta climática;
  • Caminho para a COP 26, em Glasgow: Necessidade de elaborar e avaliar as perspectivas de cumprimento da NDC brasileira e de propor avanços para o próximo ciclo. Necessidade de estimular manifestações civis, em diversas cidades, de apoio à pauta climática;
  • A ampliação da presença da sociedade civil brasileira e de suas propostas na COP 26;
  • As eleições municipais;
  • Outros temas a serem propostos.

O CBC vem mantendo, desde 2015, reuniões estratégicas, às quais são convidadas algumas das pessoas mais destacadas na luta em defesa do clima no Brasil, entre as diversas áreas envolvidas.

Essas reuniões propiciam troca de informação e opiniões sobre a conjuntura nacional e internacional, bem como seus desdobramentos. Além disso, proporcionam análises aprofundadas e ações coordenadas coletivamente.

Para participar, inscreva-se AQUI.

Topo