Notícias


28 08 CentroClima Noticia tratadobrasileiroO Centro Clima/COPPE/UFRJ e o Centro Brasil no Clima – CBC (ONG dirigida por Alfredo Syrkis) lançaram em evento realizado na SEARJ, no Rio de Janeiro, em 28 de agosto de 2019, o relatório final do projeto “Indicadores de Monitoramento, Relato e Verificação – MRV do Cumprimento dos Objetivos da NDC do Brasil”, realizado de abril de 2018 a julho de 2019 para a ICAT – Initiative for Climate Action Transparency.

A NDC – Contribuição Nacionalmente Determinada do Brasil para o Acordo de Paris estabelece a meta de redução de 37% das emissões de gases de efeito estufa – GEE do país em 2025, e de 43% em 2030, em relação às de 2005.

O Acordo de Paris foi adotado na 21ª Conferência das Partes (COP21) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (em inglês, United Nations Framework Convention on Climate Change ou UNFCCC) e aprovado pelos 195 países integrantes. Seu objetivo é reduzir emissões de GEE no contexto do desenvolvimento sustentável. O compromisso ocorre no sentido de manter o aumento da temperatura média global em menos de 2°C acima dos níveis pré-industriais e de envidar esforços para limitar o aumento da temperatura a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais.

A equipe do Centro Clima, coordenada pelo Prof. Emilio La Rovere, elaborou 3 cenários para as emissões de GEE do país até 2030. No cenário A tendencial, que supõe a continuidade do desempenho das políticas e medidas tomadas pelo governo e demais agentes econômicos da sociedade brasileira, o Brasil não consegue cumprir as metas estabelecidas. No cenário B os objetivos seriam atingidos com folga, caso houvesse um melhor desempenho e um aprofundamento de políticas e medidas de mitigação das emissões de GEE, principalmente no setor de AFOLU – Agricultura, Florestas e Uso do Solo. Já no cenário C as metas poderiam ser atingidas com medidas de mitigação mais ambiciosas nos demais setores da economia.

A principal inovação do estudo foi o desenvolvimento pelo Centro Clima de uma bateria de indicadores, desagregados por setores e subsetores da economia, para monitorar o cumprimento dessas metas, fornecendo ao gestor público e à sociedade um painel de controle sobre o atingimento de metas intermediárias ao longo do tempo, sinalizando uma trajetória de cumprimento (ou não) das metas e permitindo a adoção de medidas corretivas de modo a assegurar o cumprimento dos compromissos do Brasil no Acordo de Paris.

Em entrevista à jornalista Leila Sterenberg, que efetuou a cobertura do evento para a Globo News, o professor Emilio e Syrkis falam sobre as expectativas, previsões e requisitos que permeiam o cumprimento da meta de redução da emissão de gases de efeito estufa estabelecida para o Brasil.

Clique AQUI para conferir a entrevista na íntegra.

Clique AQUI para ler o relatório final do estudo na íntegra.

Topo