Descrição: Três mil agricultores familiares do Pará migram para arranjos de sistemas agroflorestais. Cultivando espécies nativas da Amazônia, fomentam uma cadeia que conserva a floresta e a renda. Aprovado na COP 26, a empresa Amazon busca neutralizar emissões, para cumprir o compromisso de se tornar carbono líquido zero. O professor Emílio La Rovere sinaliza que o mercado de carbono no Brasil é fundamental, visto que tem potencial de mercado de 72 bilhões de dólares.

Data: 19/11/2021

Descrição: A economista Ana Toni dá entrevista ao UOL avaliando a COP. Para ela, a participação do "Brazil Climate Action Hub" foi muito importante, por promover um debate qualificado. Na contramão, o pavilhão do governo, em contraste com do "Brazil Climate Action Hub" mostra o quanto a sociedade está dividida. A economista falou também sobre os sacrifícios que o governo, empresas e população deverão fazer para permitir a evolução na questão ambiental.

Data: 16/11/2021

Descrição: A "MP da Crise Hídrica" foi publicada com o objetivo de enfrentar a pior crise hídrica já registrada. Com esse órgão, espera-se adotar medidas urgentes a fim de garantir a continuidade do fornecimento de energia. O Professor Maurício Tolmasquim (do Programa de Planejamento Energético da UFRJ) avalia as medidas tomadas e demonstra sua visão técnica da realidade.

Data: 05/11/2021

Descrição: Apesar de ser uma grande potência ambiental, o Brasil não consegue se destacar na corrida climática global. Um dos motivos é a preservação da ideia de que não há desenvolvimento com descarbonização, mantendo práticas ultrapassadas. Com a iniciativa "Clima e Desenvolvimento: visões para o Brasil 2030", começou a discussão sobre caminhos de baixo carbono, além de quais escolhas devem ser tomadas nessa década, para diminuir a emissão de carbono.

Data: 17/11/2021

Descrição: Em entrevista ao jornal da PUC, o Professor Emílio Lèbre La Rovere comenta sobre a preocupante desregulação climática e as suas consequências. O Professor afirma que mudanças urgentes são fundamentais, visto que a humanidade está sob uma real ameaça global. Na entrevista, o professor aponta as medidas necessárias, como cada um pode contribuir e quais são os passos que já estão sendo tomados para impedir o agravamento do caso.

Data: 22/09/2021

Confira abaixo a reportagem completa.

Topo