O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) lançou, no dia 11 de novembro de 2025, às 16h, na Casa da Ciência do Museu Paraense Emílio Goeldi, em Belém (PA), uma edição especial da revista Parcerias Estratégicas dedicada ao tema “Mutirão científico brasileiro para a COP30”. O lançamento integrou a programação da 30ª Conferência das Partes (COP30) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as Mudanças do Clima e marcou um momento simbólico para o compromisso do Brasil com a ciência, a inovação e a cooperação internacional como pilares para a ação climática e o desenvolvimento sustentável.
Publicada semestralmente e de distribuição gratuita, a revista Parcerias Estratégicas tem como missão divulgar e debater temas nas áreas de educação, ciência, tecnologia e inovação (CT&I). Nesta 55ª edição, o foco está na reflexão e no debate qualificado sobre o papel da CT&I na agenda climática, abordando tópicos como cooperação internacional, transferência de tecnologias climáticas, finanças sustentáveis e transição energética.
Entre os destaques da coletânea está o capítulo “Mobilização de capital para o clima: o papel das garantias”, localizado na Seção 1 – Mutirão científico brasileiro para a COP30, na página 15, e assinado por Maria Netto, Emilio Lèbre La Rovere, Lucca Rizzo, Victoria de Castro e Jean-Charles Hourcade. O texto analisa instrumentos financeiros com foco na mobilização de capital e garantias climáticas, contribuindo para o debate sobre finanças sustentáveis e transição energética.
Os demais artigos oferecem uma visão ampla dos desafios e oportunidades da agenda climática global e nacional. São abordados temas como o uso da inteligência artificial na previsão de eventos climáticos extremos, a transição energética justa e inclusiva, o planejamento territorial em regiões afetadas pela seca e desertificação, as Soluções baseadas na Natureza (SbN) em áreas urbanas e o fortalecimento de cadeias sustentáveis de produção e pesquisa na Amazônia.
Ao reunir pesquisadores, gestores, formuladores de políticas e representantes da academia, o CGEE propõe um verdadeiro mutirão científico em prol do clima. A nova edição da Parcerias Estratégicas consolida a ciência como instrumento de transformação e cooperação internacional, contribuindo para o desenvolvimento de soluções inovadoras rumo a um futuro mais sustentável, equilibrado e de baixo carbono.
Confira a edição completa da revista Parcerias Estratégicas – Edição Especial: Mutirão científico brasileiro para a COP30 e conheça os artigos e análises que fortalecem o debate sobre ciência, inovação e ação climática.
