News


11 01 CentroClima noticiaRelatório anual mais completo do mundo sobre ações climáticas do G20 foi lançado no Brasil em 25 de novembro, com debate de duas horas no Youtube do iCS.

25 de novembro foi a data escolhida para o lançamento do The Climate Transparency Report 2020 no Brasil. Mais completo estudo anual sobre ações climáticas e transição a economia de zero emissões de carbono do G20, baseia-se em cem indicadores de adaptação, mitigação e finanças, e busca gerar boas práticas. Neste ano, o relatório se consiste em duas partes: a avaliação anual das políticas com base nos dados do ano anterior e uma análise dos impactos da crise do Covid-19 e dos esforços de recuperação nas ambições climáticas dos países.

Um dos articuladores da produção do relatório, o professor da Coppe/UFRJ, Emílio La Rovere, afirmou que a iniciativa é extremamente louvável e importante.

“O relatório serve anualmente como uma espécie de painel para verificar o que está realmente indo na direção do objetivo final, que é o cumprimento do Acordo de Paris em cada país, verificar as boas direções, mas que não estejam na velocidade desejada, ou quando estamos voltando atrás. É uma satisfação participar desse estudo internacional junto com outros centros de excelência de países do G20”, afirmou o pesquisador.

O estudo é uma parceria global para estimular a "Corrida ao Topo da Ação Climática” dos países membros do G20 por meio de maior transparência nas ações e políticas que são implementadas em cada um dos países. Reunindo as avaliações climáticas e experiência das partes interessadas, como setor privado e sociedade civil, o trabalho foi desenvolvido por especialistas no tema para produzir uma imagem confiável, abrangente e comparável sobre o desempenho nas nações do G20. O trabalho tem por objetivo subsidiar as informações e fornecer condições para que os países possam fazer um debate profundo sobre a corrida ao topo da ação climática.

Confira AQUI o link para o projeto Climate Transparency.

Assista o vídeo do Lançamento do Relatório AQUI.

Pesquisadores - Projeto Imagine

Emilio Lèbre La Rovere

Michele Cotta

Michele Cotta holds a degree in Forest Engineering, Master's Degree in Forestry Sc

Lisandra Gomes Mateus

Researcher at the Centro Clima (COPPE/UFRJ) and PhD student at the Energy Planning

Pedro Ninô de Carvalho

Economist, PhD candidate at the Federal University of Rio de Janeiro and the École

Carolina Burle Schmidt Dubeux, D.Sc.

PhD in Energy and Environmental Planning, senior researcher at Centro Clima/COPPE/

Daniel Schmitz, D.Sc.

PhD in Transport Engineering at the Federal University of Rio de Janeiro (Coppe-UF

George Goes, D.Sc.

PhD in Transport Engineering and postdoctoral researcher at the Federal University

Erika Carvalho Nogueira

Environmental Engineer (UFRJ), with a sandwich undergraduate degree from the Austr

Bruna Guimarães

Works as a researcher at the Center for Integrated Studies on Climate Change and t

William Wills, D.Sc.

Senior consultant at CentroClima and director at the Brazilian Climate Center, boa

Topo