News


13 11 Lima Noticia2

Em agosto de 2020, o Centro Clima/LIMA/COPPE/UFRJ concluiu o Plano de Adaptação da Termopernambuco S.A., termelétrica do grupo Neoenergia, que é controlada pelo grupo espanhol Iberdrola. Localizada no Porto de Suape, no Estado de Pernambuco, a Termope foi utilizada como empreendimento piloto para a aplicação da proposta metodológica de incorporação do risco climático nas estratégias de negócios da Neoenergia, desenvolvida a partir de agosto de 2019. Este estudo de caso forneceu elementos para no futuro replicar este Plano de Adaptação também nos demais ativos da Neoenergia (hidrelétricas, eólicas e sistemas de transmissão e distribuição de energia elétrica).

A metodologia baseou-se nos princípios e diretrizes da ISO 14090 (Adaptação às Mudanças do Clima) e ISO 31000 (Gestão de Risco), assim como na estrutura conceitual de avaliação e gestão de risco da mudança do clima do Quinto Relatório de Avaliação (AR5) do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).

Inicialmente, foram identificados os estressores do clima de relevância, os impactos biofísicos associados e respectivas consequências no nível de geração de energia elétrica. A construção de cenários do clima futuro apoiada em séries históricas de informações meteorológicas e oceanográficas e projeções do modelo numéricos de circulação atmosférica Eta/HadGEM2-ES, do INPE, para o cenário de emissão RCP 8.5, permitiu avaliar o comportamento de variáveis como temperatura do ar, precipitação pluviométrica e vento para até 2040, quando é previsto o encerramento das atividades da UTE.

Após a determinação do nível de risco para os perigos climáticos mais relevantes, foram selecionadas potenciais medidas de adaptação físicas e de planejamento às mudanças do clima, tendo em vista reduzir a vulnerabilidade e aumentar a resiliência climática. Além das medidas, foram identificadas lacunas de informação que precisam ser preenchidas para ampliar o conhecimento dos riscos climáticos e embasar a estratégia de adaptação da Termope.

A parceria contou também com eventos de capacitação (palestras, workshops, webinars) para o corpo técnico da Neoenergia, ministrados por professores titulares da UFRJ e pesquisadores do Centro Clima, com o objetivo de promover o tema da resiliência climática, adaptação e criar massa crítica para a sua atuação nesta área.

Entre final de 2019 e início de 2020, em uma iniciativa de integração academia-empresa, alguns alunos de mestrado e doutorado do PPE compuseram três grupos e desenvolveram soluções para desafios reais de mudança climática e de meio ambiente para a Termopernambuco, a Coelba (Redes) e a geração hidráulica. O desenvolvimento dos desafios e soluções encontradas integrou conteúdo disciplinar dos cursos dos alunos na COPPE. Além disso, a convite da Neoenergia, o Professor Emilio La Rovere, coordenador do Centro Clima, representou o Brasil na quinta edição do Moving for Climate, iniciativa da Iberdrola em apoio ao evento climático da Conferência das Partes (COP25), realizado em Madrid, em novembro de 2019.

Confira AQUI o link para o projeto.

Pesquisadores - Projeto Imagine

Emilio Lèbre La Rovere

Michele Cotta

Michele Cotta holds a degree in Forest Engineering, Master's Degree in Forestry Sc

Lisandra Gomes Mateus

Researcher at the Centro Clima (COPPE/UFRJ) and PhD student at the Energy Planning

Pedro Ninô de Carvalho

Economist, PhD candidate at the Federal University of Rio de Janeiro and the École

Carolina Burle Schmidt Dubeux, D.Sc.

PhD in Energy and Environmental Planning, senior researcher at Centro Clima/COPPE/

Daniel Schmitz, D.Sc.

PhD in Transport Engineering at the Federal University of Rio de Janeiro (Coppe-UF

George Goes, D.Sc.

PhD in Transport Engineering and postdoctoral researcher at the Federal University

Erika Carvalho Nogueira

Environmental Engineer (UFRJ), with a sandwich undergraduate degree from the Austr

Bruna Guimarães

Works as a researcher at the Center for Integrated Studies on Climate Change and t

William Wills, D.Sc.

Senior consultant at CentroClima and director at the Brazilian Climate Center, boa

Topo