News


11 09 CentroClima noticiaO Projeto ICAT é desenvolvido em parceria pelo Centro Brasil no Clima e o Centro Clima (Coppe/UFRJ) e conta com apoio da Initiative for Climate Action Transparency (ICAT) e da UNEP DTU Partnership, formada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e pela Universidade Técnica da Dinamarca.

Na primeira fase do projeto, realizada em 2019, foram elaborados três cenários de emissões de GEE para os horizontes de 2025 e 2030 e propostos sistemas de indicadores de monitoramento, verificação e reporte (MRV) para avaliar as ações propostas para a implementação da NDC brasileira. Os resultados indicaram que a adoção dessas ações pode levar a uma redução das emissões superior à meta atual, mostrando que há espaço para tornar a NDC brasileira mais ambiciosa.

Atualmente, na segunda fase, o foco do projeto está no nível subnacional, buscando avaliar as ações climáticas adotadas pelos estados. Este trabalho inclui desde a análise do perfil de emissões, até a construção de cenários de emissões e a elaboração de um sistema de MRV para os estados. Além desse componente técnico, o projeto conta também com um eixo de conscientização, cujo objetivo é capacitar os estados para que possam conduzir suas próprias avaliações e aumentem seu engajamento.

O “Workshop de capacitação para estados parceiros” faz parte de uma série de workshops que tem como objetivos engajar os estados na agenda climática apresentando conceitos e instrumentos relacionados ao tema, e promover a participação de atores no nível subnacional na elaboração dos estudos que estão sendo realizados. Para este workshop inicial, o objetivo é promover uma capacitação junto aos estados parceiros abordando alguns dos principais tópicos dentro da agenda climática.

Confira o Workshop:


Confira as informações do Projeto AQUI

Pesquisadores - Projeto Imagine

Emilio Lèbre La Rovere

Michele Cotta

Michele Cotta holds a degree in Forest Engineering, Master's Degree in Forestry Sc

Lisandra Gomes Mateus

Researcher at the Centro Clima (COPPE/UFRJ) and PhD student at the Energy Planning

Pedro Ninô de Carvalho

Economist, PhD candidate at the Federal University of Rio de Janeiro and the École

Carolina Burle Schmidt Dubeux, D.Sc.

PhD in Energy and Environmental Planning, senior researcher at Centro Clima/COPPE/

Daniel Schmitz, D.Sc.

PhD in Transport Engineering at the Federal University of Rio de Janeiro (Coppe-UF

George Goes, D.Sc.

PhD in Transport Engineering and postdoctoral researcher at the Federal University

Erika Carvalho Nogueira

Environmental Engineer (UFRJ), with a sandwich undergraduate degree from the Austr

Bruna Guimarães

Works as a researcher at the Center for Integrated Studies on Climate Change and t

William Wills, D.Sc.

Senior consultant at CentroClima and director at the Brazilian Climate Center, boa

Topo