News


08 07 CentroClima noticia2As cidades permanecem sendo afetadas por eventos extremos relacionados à variabilidade e mudança do clima. A ciência do clima fornece informações úteis às respostas dos desafios que as mudanças climáticas apresentam às cidades, agora e no futuro. O estudo Use of Climate Change Projections for Resilience Planning in Rio de Janeiro, realizado por membros da UCCRN, apresenta diferentes métodos de projeções de clima para a cidade do Rio de Janeiro e observa que o processo interativo de comunicação dos riscos climáticos entre cientistas e gestores da cidade contribui para a governança da cidade em prol da resiliência climática sustentável. O artigo sobre o estudo foi publicado pela autoria de Martha Barata, Daniel Bader, Claudine Dereczynsk, Pedro Regoto e Cynthia Rosenzweig.

No estudo, foram usadas três metodologias diferentes para documentar e comparar as projeções de temperatura e precipitação para a cidade do Rio de Janeiro (RJ) ao longo do século XXI. O objetivo é explorar de que maneira as diferenças e semelhanças dessas metodologias e seus resultados apoiam a incorporação de riscos climáticos no planejamento urbano, além de contribuir para a governança das mudanças climáticas nas cidades. Foram comparadas as projeções para RJ do Modelo Regional de Clima do Eta, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em conjunto com dois modelos climáticos globais (Global Climate Models – GCMs) do Hadley Center,) (método Eta-HadCM3 e método Eta-HadGEM2-ES) e 33 GCMs do Coupled Model Intercomparison Project Phase 5 (Urban Climate Change Research Network - método UCCRN).

Os três métodos mostraram temperaturas crescentes no RJ no final do século XXI. As projeções de precipitação abrangem uma redução de 13% a um aumento de 12% ao usar o método UCCRN ou são reduzidas entre 0,4 e 0,5% ao usar o método Eta-HadGEM2-ES. No entanto, o intervalo médio das projeções da UCCRN e Eta-HadGEM2-ES é semelhante.

Verifica-se que a aplicação desses diferentes métodos de projeção de mudanças climáticas na escala da cidade, facilitada por processo de comunicação clara e interativa entre cientistas e partes interessadas pode contribuir para melhor planejar a cidade, bem como definir estratégias de adaptação , que contribuam para a redução de potenciais perdas socais, econômicas e ambientais nas cidades decorrentes de esperados eventos climáticos futuros .A Urban Climate Change Research Network (UCCRN) é um consórcio de mais de 800 indivíduos dedicados à análise da mitigação e adaptação às mudanças climáticas sob uma perspectiva urbana. Os membros da UCCRN são estudiosos e especialistas de universidades e organizações de pesquisa. Eles abrangem uma ampla gama de conhecimentos, incluindo cientistas climáticos; especialistas em ilhas urbanas de calor e em qualidade do ar; cientistas de impacto das mudanças climáticas; cientistas sociais, incluindo cientistas políticos, planejadores e economistas; e urbanistas e planejadores.

Clique AQUI para conferir o artigo na íntegra.

Pesquisadores - Projeto Imagine

Emilio Lèbre La Rovere

Michele Cotta

Michele Cotta holds a degree in Forest Engineering, Master's Degree in Forestry Sc

Lisandra Gomes Mateus

Researcher at the Centro Clima (COPPE/UFRJ) and PhD student at the Energy Planning

Pedro Ninô de Carvalho

Economist, PhD candidate at the Federal University of Rio de Janeiro and the École

Carolina Burle Schmidt Dubeux, D.Sc.

PhD in Energy and Environmental Planning, senior researcher at Centro Clima/COPPE/

Daniel Schmitz, D.Sc.

PhD in Transport Engineering at the Federal University of Rio de Janeiro (Coppe-UF

George Goes, D.Sc.

PhD in Transport Engineering and postdoctoral researcher at the Federal University

Erika Carvalho Nogueira

Environmental Engineer (UFRJ), with a sandwich undergraduate degree from the Austr

Bruna Guimarães

Works as a researcher at the Center for Integrated Studies on Climate Change and t

William Wills, D.Sc.

Senior consultant at CentroClima and director at the Brazilian Climate Center, boa

Topo