News


10 06 CentroClima noticia environmentNa semana do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), a Câmara de Comércio França-Brasil (CCI) compartilhou uma série de conteúdos especiais produzida com base na visão de especialistas sobre os desafios e as oportunidades em um período de reflexão e de novos cenários a partir das questões climáticas, sociais e econômicas geradas com os impactos da COVID-19. Confira, abaixo, um resumo sobre as atividades da semana e seus respectivos entrevistados:

Segunda-feira (01 de junho):

Como acelerar as grandes transições em prol do Desenvolvimento Sustentável na era pós-COVID?

A primeira entrevista aborda o tema sob o olhar de especialistas do setor energético, atuantes na esfera pública. Thiago Barral, presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), e Heloísa Borges Esteves, diretora de Estudos de Petróleo, Gás e Biocombustíveis da instituição, explicaram o papel estratégico da EPE, a visão de cenários no âmbito de retomada e colaboração – especialmente no eixo França-Brasil –, e quais as pautas em curso.

Terça-feira (02 de junho):

Transição energética, investimentos em tecnologias disruptivas sustentáveis e parcerias estratégicas: quais os desafios e as possíveis ações no pós-COVID?

Em sua fala, Emilio Lèbre La Rovere, coordenador do Laboratório Interdisciplinar de Meio Ambiente e do CentroClima da COPPE/UFRJ, explica o funcionamento e objetivo dos laboratórios que coordena. Em sua fala, o professor também aborda os principais impactos da pandemia da COVID-19 que afetam a agenda dos processos de transição energética, além de indicar os desafios e obstáculos para que essa inovação esteja no topo das prioridades dos planos governamentais, o que relembra a emergência do cumprimento das metas estabelecidadas pelo Acordo de Paris, o qual o Brasil é signatário. 

Quinta-feira (04 de junho):

Como redes multidisciplinares e internacionais de estudos em estratégias de desenvolvimento sustentável pensam a era pós-COVID?

Instituições de pesquisa dedicadas à elaboração de propostas e instrumentos de ação ligados aos desafios climáticos são cada vez mais atores-chave de nossa sociedade. A exemplo do CentroClima, seu parceiro francês Institut du Développement Durable et des Relations Internationales (IDDRI) se destaca nessa atuação. Em um ano que estavam previstas medidas mais ousadas do Acordo de Paris, a COVID-19 acrescentou desafios complementares aos da luta pela causa climática global. Diante dessa situação, quais são as oportunidades e alavancas para avançar nas transições climáticas, econômicas e sociais necessárias? Esse foi o tema da entrevista com Yann Briand, pesquisador em políticas de clima-energia-transportes no IDDRI.

Sexta-feira (05 de junho):

Transição energética, agricultura sustentável e inovação: quais as oportunidades e os desafios do Brasil no pós-COVID?

A entrevistada da vez foi Izabella Teixeira, copresidente do Painel de Recursos Naturais da ONU (IRP-Unep), membro do Conselho da Divisão de Assuntos Sociais e Econômicos das Nações Unidas e Senior Fellow do CEBRI. Izabella falou sobre os pontos de interseções de sua atuação nas Nações Unidas e do CEBRI, em seguida, ressaltou os impactos causados na agenda das transições ecológicas pela pandemia do novo coronavírus. Discutiu também sobre parceiras e ações estratégicas que devem ser buscadas e/ou fortalecidas, e qual o potencial de colaborações multilaterais e bilaterais, a exemplo da relação França-Brasil.

Sobre a CCI França-Brasil

Fundada há 120 anos e reunindo mais de 770 associadas, entre empresas francesas e brasileiras, representando os mais diversos setores de atuação, a CCIFB promove o desenvolvimento das relações econômicas, financeiras, comerciais, industriais, científicas e culturais entre a França e o Brasil. Nossas regionais em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná, além de uma representação no Rio Grande do Sul, formam uma rede de ação articulada no país, permitindo que nossos associados estabeleçam novas parcerias e desenvolvam novos negócios.

Para mais informações, clique AQUI.

Pesquisadores - Projeto Imagine

Emilio Lèbre La Rovere

Michele Cotta

Michele Cotta holds a degree in Forest Engineering, Master's Degree in Forestry Sc

Lisandra Gomes Mateus

Researcher at the Centro Clima (COPPE/UFRJ) and PhD student at the Energy Planning

Pedro Ninô de Carvalho

Economist, PhD candidate at the Federal University of Rio de Janeiro and the École

Carolina Burle Schmidt Dubeux, D.Sc.

PhD in Energy and Environmental Planning, senior researcher at Centro Clima/COPPE/

Daniel Schmitz, D.Sc.

PhD in Transport Engineering at the Federal University of Rio de Janeiro (Coppe-UF

George Goes, D.Sc.

PhD in Transport Engineering and postdoctoral researcher at the Federal University

Erika Carvalho Nogueira

Environmental Engineer (UFRJ), with a sandwich undergraduate degree from the Austr

Bruna Guimarães

Works as a researcher at the Center for Integrated Studies on Climate Change and t

William Wills, D.Sc.

Senior consultant at CentroClima and director at the Brazilian Climate Center, boa

Topo