Notícias


02 03 CentroClima noticia

O ex-ministro da Fazenda do Brasil e ex-presidente do BNDES, Joaquim Levy, publicou um artigo na revista Valor Econômico, intitulado “Custos e ganhos na rota das emissões zero de carbono”. No artigo, Levy diz que as emissões de gases de efeito estufa (GEE) ocorrem por complacência com práticas que pouco contribuem o crescimento econômico do país, ao perceber que quase dois terços das emissões do Brasil estão associadas a setores que contribuem com 1% do PIB.

Levy, em seu artigo, faz uma referência elogiosa a um projeto desenvolvido pelo Centro Clima, sob a coordenação do professor Emilio Lebre La Rovere, ao reconhecer a qualidade dos trabalhos desenvolvidos nos últimos anos no que se refere ao estudo dos custos do abatimento de emissões e de seus efeitos econômicos e sociais. O estudo foi realizado pelo Projeto IES-Brasil, que se propôs a analisar as perspectivas de emissões de GEE no Brasil até 2050, compatíveis com a estabilização da temperatura global limitada a um aumento de 1,5°C acima do nível pré-Revolução Industrial.

O Projeto IES BRASIL 2050, foi realizado com o apoio do Instituto Clima e Sociedade (ICS) e da WWF-Brasil, utilizando a metodologia do IES-Brasil 2030, considerou as implicações econômicas e sociais da adoção do conjunto de medidas constantes na NDC (Contribuição Nacionalmente Determinada) do Brasil à Convenção do Clima, até 2030, e de medidas adicionais de mitigação radical das emissões de GEE até 2050. Trata-se, portanto, da construção de um cenário de emissões de gases de efeito estufa com forte descarbonização da economia brasileira.

Para ter acesso ao artigo de J. Levy, clique AQUI

Para acessar o estudo IES-Brasil 2050, clique AQUI.

 

Topo