Notícias


16 12 CentroClima 2O Moving for Climate NOW consiste em uma expedição de bicicleta que visa promover alianças entre pessoas de diferentes organizações para transmitir uma mensagem sobre a urgência de se unir para refrear os efeitos das ações climáticas. Em apoio à Conference of the Parties (COPs), órgão supremo de tomada de decisão da United Nations Framework Convention on Climate Change (UNFCCC), a rota se baseia em uma viagem de 7 a 10 dias, durante a qual os participantes têm a oportunidade de discutir a ação climática antes de chegar à sede da COP, onde entregam um manifesto. Nesse ano foi a vez de Madri, cidade sede da COP25, sob a presidência do Chile.

O objetivo do evento é transmitir uma mensagem enfatizando a necessidade de unidade e ação imediata contra as mudanças climáticas, promovendo a transição para um modelo de energia mais eficiente que reduza as emissões de CO2. Como todos os anos, a rota de bicicleta é combinada com sessões de discussão sobre temas específicos. Assim, além de pedalar, os participantes refletem sobre os diferentes aspectos do desafio climático. Para isso, nomes relevantes no tema de mudanças climáticas, de diferentes nacionalidades e organizações, são convidados para construir um diálogo inclusivo, participativo e transparente.

O professor Emilio Lèbre La Rovere, coordenador do Centro Clima, foi convidado para compor o time de ciclistas por suas pesquisas sobre questões relativas ao preço do carbono, como sua relação para o cumprimento das metas do Acordo de Paris, o uso de sua receita para diminuir os encargos trabalhistas e as consequências geradas por essa ação, além da reflexão sobre a contribuição potencial das economias emergentes para conter a magnitude das mudanças climáticas. 

Esta iniciativa é organizada pela Iberdrola, com o forte apoio institucional da UNFCCC e da COP25 Chile e aconteceu entre os dias 27 de novembro e 1 de dezembro de 2019. Em todas as edições, a Moving for Climate Now obteve a etiqueta CeroCO2 e o certificado NOW Climate Neutral NOW da ONU, que a certificam como um evento neutro em carbono.

Confira AQUI mais informações sobre o Moving for Climate Now.

Topo