26 09 controclima noticiaNo dia 5 de novembro de 2019, aconteceu mais uma reunião do Conselho Empresarial de Meio Ambiente da FIRJAN. O conselho tem como missão acompanhar e analisar as regulamentações em vigor, constituindo-se como um canal de comunicação entre o setor industrial fluminense e as autoridades responsáveis pela gestão do meio ambiente no país. Além de assessorar, apoiar e sugerir ações à Firjan, aponta as necessidades críticas e busca alternativas políticas que solucionem os problemas das empresas. Algumas das questões abordadas pelo Conselho são: licenciamento ambiental, gestão de recursos hídricos, mudança global do clima, biodiversidade, produção e consumo sustentáveis e gestão ambiental empresarial, dentre outros temas.

O professor Emilio Lèbre La Rovere, coordenador do Centro Clima, realizou uma palestra na ocasião, a convite de Thaís Pacheco Kasecker, subsecretária de Conservação Ambiental da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS). Em conjunto, apresentaram os resultados dos estudos do Plano de Adaptação do Estado do Rio de Janeiro. O plano surgiu da necessidade de adequação ao paradigma das mudanças do clima, assim, cumpre a função de informar aos setores sobre os riscos e os impactos potenciais que podem ser gerados. Na palestra, em questão, foram apresentados os resultados do estudo relativo ao Plano e a agenda climática do ERJ.

A iniciativa do Plano de Adaptação do ERJ foi um consórcio entre o Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS), o Instituto GAEA Estudos Ambientais, o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE/UFRJ), a Universidade Federal do Ceará e a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), que desenvolveram a base técnica com contribuições de outras instituições do estado. Foi liderado pelos coordenadores Sérgio Margulis (IIS/GAEA) e Emilio Lèbre La Rovere e equipe (Centro Clima/COPPE/UFRJ), em conjunto com a SEA. A reunião aconteceu na Avenida Graça Aranha, 01 – 12º andar – sala BRD, Centro de Convenções da FIRJAN.

Para acessar ao relatório final do Plano de Adaptação do ERJ, clique AQUI.