07 10 CentroClima NoticiaO segundo relatório de Avaliação sobre Mudanças Climáticas e Cidades (ARC3.2, na sigla em inglês), realizado pelo Urban Climate Change Research Network (UCCRN), já está disponível para ser baixado no site da UCCRN. O estudo é integrante de uma série de relatórios globais. Ele sumariza resultados de pesquisas que apresentam os potenciais riscos que as mudanças climáticas impõem às cidades e as estratégias de solução a serem adotadas que contribuam para a resiliência das cidades.

O ACR3.2 tem como principal objetivo informar o sobre o desenvolvimento e a implementação de políticas efetivas de mudança climática urbana, alavancando investimentos contínuos e planejados para populações em cidades de países em desenvolvimento, emergentes e desenvolvidos. O resultado do estudo, que oferece uma revisão da literatura científica e oferece mais de 100 estudos de caso, foi materializado no livro “Mudanças climáticas e cidades: segundo relatório de avaliação da Rede Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Urbanas”, publicado pela editora Cambridge University Press.

A Rede de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Urbanas (UCCRN, na sigla em inglês) é um consórcio de mais de 800 indivíduos dedicados à análise da mitigação e adaptação às mudanças climáticas sob uma perspectiva urbana. A UCCRN possui um Centro Latino-Americano da UCCRN, sediado pelo Instituto Oswaldo Cruz/FIOCRUZ e pelo Centro de Estudos Integrados em Meio Ambiente e Mudanças Climáticas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Centro Clima/COPPE/UFRJ), sob a coordenação da Dra. Martha Barata, da FIOCRUZ e Prof. Emilio La Rovere, da COPPE-UFRJ e ambos tiveram participação no relatório. O décimo capítulo, intitulado Urban Health, foi coordenado pela Dra. Martha Barata e contou com a participação de Denise Silva e Sousa e Martin Obermaier, pesquisadores vinculados ao Centro Clima. O professor Emilio La Rovere, contribuiu escrevendo estudo de caso para o capítulo, em parceria de Flavia Carloni, pesquisadora também vinculada ao Centro Clima.

Para acessar o ACR3.2 e conhecer melhor as atividades da UCCRN, clique AQUI.