Notícias


20 09 centroclima noticia sciencecities

Com base no consenso do risco gerado pela exposição das cidades aos impactos das mudanças climáticas, torna-se preciso repensar toda a lógica de gestão desses espaços, de modo que surjam medidas eficazes capazes de reduzir a vulnerabilidade das áreas urbanas. Para tal, é preciso uma colaboração entre cientistas e profissionais capacitados para entender o novo paradigma urbano e propor um aprimoramento do potencial de adaptação e de resiliência das cidades em frente a tais impactos.

Nesse contexto, a Urban Climate Change Research Network (UCCRN) convidou governantes, representantes subnacionais, cientistas, organizações não governamentais, empresas e partes interessadas para discutir sobre como as cidades estão usando a ciência para tomar medidas para manter o aumento da temperatura global abaixo de 1,5 °C. O evento, entitulado “Science for 1.5C Cities: Actions towards 1.5°C from a Global Network of Scientists, Practitioners, and Decision-Makers”. O evento, que antecedeu a Cúpula de Ação Climática da SG das Nações Unidas, aconteceu no  sábado, 21 de setembro, das 11:30 às 13:00, na Conference Room 12, UN HQ, New York City.

A UCCRN é um consórcio de mais de 1.000 pesquisadores e especialistas dedicados à análise da mitigação e adaptação às mudanças climáticas sob uma perspectiva urbana. Durante o evento a associação lançou no UCCRN website (www.uccrn.org), seu segundo relatório de Avaliação sobre Mudanças Climáticas e Cidades (ARC3.2). Este sintetiza o conhecimento científico global sobre os riscos climáticos para as cidades e as alternativas e soluções para responder aos mesmos.

A UCCRN possui um Centro Latino-Americano, sediado pelo Instituto Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e pelo Centro de Estudos Integrados em Meio Ambiente e Mudanças Climáticas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE-UFRJ), sob a coordenação da Prof. Martha Barata, da FIOCRUZ e Prof. Emilio La Rovere, coordenador do Centro Clima, da COPPE-UFRJ. Durante o  evento  “Science for 1.5C Cities: Actions towards 1.5°C from a Global Network of Scientists, Practitioners, and Decision-Makersa professora Martha Barata apresentou as medidas que estão sendo adotadas em cidades da America Latina para responder ao risco climático, dentre as quais destacou a estratégia de adaptação a Mudança do Clima desenhada para a cidade do Rio de Janeiro, sob coordenação do CentroClima  e o trabalho de parceria entre UCCRN, NASA e o Instituto Pereira Passos da cidade do Rio de Janeiro para aprimoramento do conhecimento das áreas sensíveis a elevação do nível do mar, o que subsidia o planejamento das atividades e expansão da cidade.

O evento, que antecedeu a Cúpula de Ação Climática da SG das Nações Unidas, aconteceu no sábado, 21 de setembro, das 11:30 às 13:00, na Conference Room 12, UN HQ, New York City. Além disso, no domingo, 22 de setembro, das 15:00 às 18:00, ocorreu a Reunião Estratégica da UCCRN na Roosevelt House (47-49 E 65th St, Nova York, NY 10065), que objetiva discutir planos para o futuro. Um relatório com as conclusões de ambos os eventos será divulgado em breve.

 

Topo