Notícias


14 07 centroclima noticiaNos dias 27 e 28 de julho, os pesquisadores do Centro Clima, Carolina Dubeux e William Wills, estiveram na Bulgária, a convite do Instituto Clima e Sociedade, para participar da Reunião Anual dos Stakeholders da Global View e Carbon Transparency Initiative.
As sessões do evento discutiram os caminhos atuais e futuros de emissões mundiais de GEE com uma série de painéis que tratou das expectativas regionais sobre descarbonização em meados do século e progressos e lacunas em relação às metas de temperatura do Acordo de Paris. Grupos de discussão focaram em possíveis ganhos de escala para soluções já encontradas e que estejam subestimadas (com prêmios para soluções promissoras). Houve sessões sobre temas como as metas de desenvolvimento sustentável e o papel da equidade e governança para viabilizar a ação climática, além de apresentação dos primeiros resultados da Carbon Transparency Initiative (CTI) com o uso de modelos atualizados CTI 2050 para alguns países (Brasil, China, UE, Índia, México e os EUA).
A CTI é um projeto da Fundação ClimateWorks que procura criar um sistema transparente de desenvolvimento de cenários baseados em políticas, tendências de descarbonização e investimentos relacionados à energia. Busca revelar o progresso na construção de uma economia de baixo carbono, a partir da construção de indicadores baseado em análise dos drivers que modal as tendências de emissão.
William apresentou as perspectivas brasileiras no painel “Perspectivas Regionais - Caminhos da Metade do Século - drivers, barreiras, estratégias e ambiente político". Carolina apresentou experiências bem-sucedidas em AFOLU no Brasil como base para a identificação de opções que possam ser ampliadas.

Para mais informações, clique AQUI

Topo