Notícias


05 07 controclima noticiaNo dia 1 de abril de 2019, foi defendida no PPE a dissertação de mestrado da aluna Fernanda Hargreaves, como um produto acadêmico de uma linha de pesquisa do Centro Clima, sob o título “Opções de Mitigação das Emissões de Gases de Efeito Estufa na Indústria de Petróleo e Gás Natural Brasileira”. Fernanda Hargreaves é graduada em Oceanografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999), possui experiência profissional com licenciamento ambiental, sensoriamento remoto, modelagem de dispersão de óleo e cascalho, elaboração de estudos de impacto ambiental, processamento e análise de dados oceanográficos e auditorias internas.

Confira o resumo da dissertação de mestrado abaixo:

“A indústria de petróleo e gás natural tende a se desenvolver nos próximos anos, para que não haja um aumento proporcional nas emissões de gases de efeito estufa (GEE), esta dissertação estudou opções de mitigação das emissões fugitivas.

Primeiramente foram estudadas as principais fontes de emissões de GEE na indústria, sendo em seguida propostas sete opções de mitigação, agregadas em quatro diferentes cenários de mitigação, sendo um tendencial, um cenário com medidas focadas na redução de queimas e perdas, um cenário com medidas para redução de fugitivas não intencionais e o último com tecnologias voltadas para captura e armazenamento de carbono (CCS).

De um modo geral, as opções de mitigação estudadas são viáveis, principalmente através de medidas de comando e controle, da monetização do gás natural e taxa de carbono, que geraria uma redução de sua queima, além dos vazamentos intencionais ou não. 

As medidas associadas à Exploração e Produção são as mais efetivas, correspondendo a 89% do potencial de redução de emissões de GEE na indústria de petróleo e gás natural em 2030 e 77% em 2050.”.

Clique AQUI para acessar a dissertação de mestrado.

Topo