Notícias


27 11 CentroClima NoticiaEm entrevista para a revista digital Subsea World Magazine, a pesquisadora Sílvia Schaffel (LIMA/PPE/COPPE) salientou a necessidade de estabelecer um marco regulatório e metas para ampliar as operações eólicas offshore, promovendo eficiência e segurança jurídica.

Para a pesquisadora, ainda estamos no primórdio deste tipo de energia no Brasil e ressalta a importância de incentivar a geração de energia elétrica no mar em um cenário de transição para uma economia de baixo carbono e no quadro em longo prazo.

Por outro lado, essas medidas devem ser planejadas e estudadas. Isto, pois há ainda uma demanda de conhecimento acerca dos impactos ambientais dessa atividade e da importância da segurança operacional no que a envolve. Assim, Silvia aponta que as oportunidades para o setor naval no desenvolvimento de navios especializados e para o setor portuário crescem cada vez mais, conforme portos no exterior passam a se atentar para o mercado da energia eólica offshore.

A pesquisadora, junto ao prof. Emílio La Rovere e Fernanda Westin, destaca a necessidade de se criar uma agenda conjunta entre os setores de petróleo e gás e o segmento de energia eólica offshore no Brasil. Desse modo, seria possível o aproveitamento de estruturas marítimas, a descarbonização da demanda energética offshore e o compartilhamento de informações ambientais.

Confira aqui  a versão em Português na página 82

Confira aqui a matéria em Inglês na página 28

Topo