Notícias


09 05 isadora noticiaA aluna Isadora Mendes recebeu menção honrosa em trabalho apresentado na Jornada de Iniciação Científica de 2017. A apresentação do trabalho ocorreu durante a 8ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ (8º SIAc/UFRJ- 2017), no dia 25/10/2017, às 14h30, no hall do Bloco B.

Confira mais informações sobre o trabalho apresentado:

Título: “Análise das políticas de mitigação de emissões de gases de efeito estufa do setor de agricultura no estado do Rio de janeiro e simulação de cenários de mitigação”

Resumo do trabalho:

O Estado do Rio de Janeiro se destaca na área ambiental estabelecendo políticas, planos e adotando ações em prol da mitigação e adaptação aos efeitos das mudanças climáticas. O setor de agricultura e florestas é um dos que apresenta maior contribuição na emissão de gases de efeito estufa (GEE) no Brasil, e é considerado estratégico à implantação de medidas de mitigação de emissões. Conhecer essas medidas e entender suas implicações poderá auxiliar no desenvolvimento e aprimoramento das políticas climáticas do setor. Os objetivos do projeto incluem: mapear as atividades de uso do solo relacionadas a agropecuária e florestas desenvolvidas no Estado do RJ; contabilizar as emissões de GEE do setor; identificar medidas de mitigação aplicáveis às atividades mapeadas; simular cenários agrícolas, de referência e de mitigação; demonstrar como o Estado poderá usufruir dos recursos do Plano ABC. A metodologia utilizada para o levantamento das atividades emissoras e contabilização das emissões de GEE será consulta bibliográfica aos inventários de gases de efeito estufa do Estado do RJ, incluindo dados do III Inventário de Emissões do Estado (no prelo) e ao III Inventário Nacional de Emissões de GEE do Brasil (BRASIL, 2016). Consultas a programas e projetos em desenvolvimento no Estado também serão realizadas. Cenários de mitigação serão simulados considerando as diferentes categorias de uso do solo mapeadas. Espera-se demonstrar os impactos ambientais e econômicos da adoção das medidas de mitigação previstas nas políticas climáticas no setor agrícola do Estado; demonstrar como o RJ poderá mitigar as emissões e como poderá usufruir dos recursos do Plano Agricultura de Baixo Carbono; prover informações que possam auxiliar o governo estadual na busca de uma política adequada para o setor, proporcionando redução de emissões e crescimento econômico.

Confira o pôster aqui

Topo