05 06 CentroClima notícia RioClima 1A Rio 92 foi palco de outro importantes acordo internacionais como a Agenda 21 e a Convenção da Desertificação. A partir da Rio 92, a defesa do meio ambiente passou a não ser mais vista como um entrave ao desenvolvimento pela mídia e pelo setor empresarial. Consagrou-se o conceito de "desenvolvimento sustentável".
Como parte da celebração dos 25 anos da Conferência Rio 92 e da Convenção do Clima, nos dias 13 e 14 de junho, a Conferência " The Rio Climate Challenge - Rio Clima 2017" traz como tema: Novos caminhos para a descarbonização da economia.
Programação:

MANHÃ

8h30m - Credenciamento
9h00m – Ato solene de celebração da Convenção do Clima
Vídeo da Rio 92 com o ex- vice presidente dos EUA, Al Gore e a ex secretária executiva da UNFCCC, Christiana Figueres
Eduardo Eugenio Vieira (FIRJAN)
Alfredo Sirkis (Secretário executivo do FBMC)
Representante da ONU
André Correa (Secretário de Meio Ambiente do RJ)
Marcelo Crivella (Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro)
Aloisio Nunes (Ministro das Relações Exteriores)
José Sarney Filho (Ministro do Meio Ambiente)
Sérgio Besserman- Presidente do Jardim Botânico
9h50m - Rememorando a Rio 92 - Vídeo "25 anos da Convenção do Clima na Rio 92" (5min)
10h00m - Keynote Speakers – Celso Lafer: “Antes e depo is da Rio 92”
10h20m - Intervalo para o café
10h30m - Painel: Marcilio Marques Moreira, Roberto Smeraldi, Luiz Gylvan Meira Filho, Toni Gross e Israel Klabin (FBDS)
11h30m –A governança climática no Brasil. O que muda com o Acordo de Paris?
Que tipo de governança Climática é necessária para que o Brasil possa cumprir seu Compromisso
Nacionalmente Determinado (NDC)? Como iremos promover uma melhor integração dos órgãos de governo entre si e com a sociedade?
Painel: Natalie Unterstell (FBMC), Rachel Biderman (WRI), André Andrade (Casa Civil), Eduardo Viola (UNB), Embaixador José Antônio Marcondes
12h30m - Perguntas do público e internautas
12h45m - Almoço

TARDE

14h00m - Mecanismos econômicos para a descarbonização
A precificação real e taxação do carbono, um balanço global e nacional: o que governos e empresas já estão fazendo no Brasil e internacionalmente. Os estudos e propostas que já estão sendo discutidos no Brasil. O papel do governo e das empresas. Green bonds, mercados regionais, um Fundo Garantidor, RED + e offsets, as necessidades e perspectivas de financiamento a curto prazo para florestas, agricultura de baixo carbono e energia limpa.
A precificação positiva das ações de mitigação: a implementação do Artigo II (c) do Acordo de Paris e do Parágrafo 108 da Decisão de Paris. Sua relevância para a transição para economias de baixo carbono e para o estabelecimento do fluxo de trilhões que se faz necessário. Os caminhos e os obstáculos econômicos, políticos e culturais.
Painel: Aloísio Melo (Ministério da Fazenda), Marina Grossi (CEBDS), Rogério Studart (Bookings Inst.) Vincent Aussilloux (France Strategie); Emilio La Rovere (COPPE); Everton Lucero (MMA); Vikram Widge (IFC).
15h30m - Keynote Speaker – Dipak Dasgupta (Fundo Verde do Clima) “The ways for massive carbon finance”
15h50m – Intervalo para o café
16h00m - Inovação tecnológica para a descarbonização, desafios globais e específicos
Quais os caminhos mais promissores e os gargalos em termos de inovação nos diversos setores? Quais os entraves no Brasil no caminho da inovação e como supera-los?
Painel: Roberto Schaeffer (COPPE), Suzana Khan (PBMC), Luiz Augusto Barroso (EPE), Sergio Leitão (Instituto Escolhas); Sergio Xavier (Sec Meio Ambiente – PE)
17h30m - Mesa de encerramento
Considerações finais e recomendações para florestas e agropecuária, energia, mobilidade, indústrias e cidades.
Painel: Carlos Rittl (Observatório do Clima); Ana Toni (ICS); Aspásia Camargo
Inscreva-se já ( pode ser um botão (ver botões bootstrap - link para s inscrever https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfFtJtcxBJ6kFsD-vfnjVB9XnGWrGXKbLIpCvd4gSflwaJU2Q/viewform)

Mais informações sobre o evento em Ondazul